terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Levanta-te e Ri na Herdade da Casa Branca





                     "Scissor Sisters no Sudoeste 2011"

Não há muito tempo esta notícia teria lugar exclusivamente num alinhamento cómico, ou numa notícia d'O Inimigo Público.

Sim, mas isso era dantes. Isso era no tempo em que o Sudoeste pôs Portugal na rota dos grandes festivais europeus. E sabem como é que conseguiram isso, caros organizadores? Não, não foi com a Roda Gigante. Não, também não foi com o McDonald's. Não, também não foi com a cerveja em quantidades industriais... Bem, se calhar esta parte deu uma ajudinha, mas se fosse só para encontrar álcool em proporções galácticas, ia a casa do Manuel Vilarinho. Portanto, também não foi isso. Então o que é que terá sido afinal? Rufo de tambores, suspense, emoção: M-Ú-S-I-C-A!

Ah, isso! Pois é: Grandes Concertos, Grandes Bandas, Grandes Artistas! Ainda alguém se lembra disso ou sou só eu? Nomes novos, nomes conceituados, Estrangeiros, Tugas, uma orgia de música no meio do pó, com um menu gourmet exclusivo: cerveja, bifanas, e cerveja, latas de atum, e cerveja e batatas fritas, e uma constante névoa tipo comício do Bloco de Esquerda. Um fim-de-semana prolongado, uma ressaca mais que prolongada, lesões cerebrais permanentes, mas memórias que apesar de tudo não se esquecem:

1999: Belle Chase Hotel, JonSpencerBluesExplosion 
2003: Jamiroquai, Moloko
2004: Franz Ferdinand, Clã
2005: Ben Harper, FatBoySlim (o último grande ano para mim)
2006: Prodigy, Buraka Som Sistema
2007: Manu Chao, Sérgio Godinho
2008: Chemical Brothers, Camané
2009: Faith No More, Muchachito Bombo Infierno
2010: Mike Patton's Mondo Cane, Beirut

E agora o que temos nós este ano, só assim para começo de conversa:

2011: Amy Winehouse & Scissor Sisters

A sério? Mesmo a sério? Só não fico com a convicção que o SW se transformou num festival de Stand-Up, porque a Amy já provou no palco do RiR que essa é uma posição que ela tem alguma dificuldade em manter.

E a cereja no topo do bolo: Scissor Sisters? Não esgotaram a quota de falsete na Zambujeira, com o Mika o ano passado? Depois de terem trazido a Feira Popular para a Herdade da Casa Branca, agora vão fazer uma noite à la "Finalmente"?

O ano passado pouco tempo antes do Festival escrevi um post, num outro maravilhoso recanto da blogosfera, que dizia no último parágrafo "Concluindo e resumindo, eu vou ao Sudoeste este ano."  Pois fica desde já aqui lavrado: este ano não vou!

Resta-me uma palavra de agradecimento à Música no Coração. Não pelos nove anos de música que me proporcionaram até agora. Pelos 90 euros que me vão poupar este ano.

E sobre o Sudoeste 2011, é o que se me oferece dizer... 

Sem comentários:

Enviar um comentário